BOAS NOVAS!!!

5:32 PM



Bem!!! É com imensa satisfação que informo aos amigos e familiares que todos os descendentes de Giovani Maria Valentini casado com Maria Tereza Faes D'Alprà, ambos nascidos na região do Trentino Alto A'dige que requereram dupla cidadania trentina obtiveram a partir da data de 01/01/2011 parecer favorável. São à partir dessa data ítalo-brasileiros, com direitos mas, com deveres também para com essa nova pátria!!!
No nosso caso, como foi requerida a cidadania trentina, o processo se arrastou por aproximadamente 7 longos anos por ser de natureza um pouco mais complicada haja vista, a necessidade de se comprovar perante o governo italiano que o ascendente emigrou antes de 16 de julho de 1920, data em que é firmado o Tratado de Paz entre Itália e Áustria (Saint German - França). Como tal tratado, modificou a forma de controle sobre alguns territórios entre ambos os países esse fato gerou consequências diretas sobre o reconhecimento da cidadania italiana.
Indiferentemente a esse fato, agradeço imensamente a todos que colaboram diariamente com informações para que eu continue construindo as conexões entre nomes e sobrenomes que fazem parte dessa grande família.
Agradeço também aos que visitam para buscar de alguma forma informações que os ajudem nas suas buscas. Aos que elogiam, que enviam críticas, sempre construtivas, enfim à todos!! Quero aproveitar a oportunidade e me desculpar com as pessoas que entram e pedem ajuda, informações, dicas e que muitas vezes não tenho como auxiliá-las de forma mais objetiva devido o pouco tempo que tenho tido para dedicar-me ao Blog. 
Como sempre informo-lhes, na medida do possível indico sites, blog's, dou informações gerais para tentar de alguma forma "dar uma luz" ao que buscam, mas é sempre bom lembrar que os diversos links criados e à disposição no site são de bastante ajuda!!
O que sempre ressalto é a necessidade de se obter com a máxima certeza o local em que nasceu o ascendente. Tal dado se busca junto aos familiares mais antigos, avôs, avós, tios, e outros. Essas pessoas são um canal de informação muito importante, além de terem sempre ótimas estórias para contar, o que acaba transformando a pesquisa numa diversão =D
De posse de certidões ou pelo menos dos nomes de locais a forma mais fácil atualmente de pesquisa é sem dúvida a internet. Por meio de sites de pesquisa, muitos deles listados aqui no blog, em link's postados do lado direito da página, é possível pesquisar pelo sobrenome, pela cidade diretamente na Itália, por Paróquias também na Itália, pois foram elas as maiores responsáveis pela guarda de certidões por muito tempo. Não podemos esquecer que os cartórios como os conhecemos não existiam em épocas mais remotas por isso, as igrejas são uma fonte, diria inesgotável de informações.
Outra coisa importante é o programa dos Mórmons que além de oferecer uma forma de alocar os dados ainda ajuda a buscar informações. Eles possuem o maior banco de dados no mundo sobre a imigração e seu fluxo. O download do programa está em  Personal Ancestral File® 4.0.4 B http://www.mormons.com.br/mormons/canonicas/genealog.htm 
Outro site que possui um software interessante é http://www.myheritage.com/family-tree-builder ?ang=PB&gclid=CMmdrdvZsKcCFYdg2godC0ObTQ  também muito fácil de se lidar.
Uma observação necessária: durante anos de pesquisa, sempre procurei alertar as pessoas que me procuraram, para os embustes, para as pessoas, sites, blog's, empresas que oferecem serviços dessa natureza e que não cumprem com os serviços que até o fim. Ouvi muitas estórias, muitas reclamações em geral, por isso alerto sempre, se buscarem qualquer tipo de serviço ligado á busca de documentos, aqui ou na Itália e outros, certifiquem-se o máximo possível sobre a idoneidade e o que realmente farão para ajudá-los. Pagamento adiantado por serviços prestados e outros devem sempre ser analisados com muito cuidado, no mínimo deve se obter recibos descriminados pelos serviços e datas, etc.
Muitos sites oferecem informações oficiais como o da Federazione dei Circoli Trentini Brasil no endereço http://www.trentini.com.br/?pagina=conteudo&id=34&&unidade=1&uf=&idioma=port . São dados importantes, seguros e objetivos sobre todo o processo da cidadania italiana.
Também é sempre possível pesquisar nos sites dos consulados como o Geral de Curitiba http://www.conscuritiba.esteri.it/Consolato_Curitiba que conheço bem. É necessário seguir um trâmite de atendimento, mas é possível se resolver problemas, obter dicas ou, informar-se mais precisamente nesses locais.
É preciso ter sempre em mente que as certidões de nascimento e de óbito são um caminho relevante para a busca de informações. Se olharem uma certidão, verão que ela sempre levará a outras informações e assim por diante. Por ex. a certidão de seus pais oferecem informações sobre seus avós e assim por diante.
Por fim, a paciência e a obstinação são "temperos" essenciais para a pesquisa por isso, montar uma banco de dados, uma simples pasta com arquivos salvos, com nomes, datas, fotografias e todo tipo de informação que pareça interessante é um bom caminho para se atingir o objetivo.
Essas seriam as dicas mais básicas mas que ajudam a montar muitos quebra-cabeças, por isso desejo á todos sucesso na sua empreitada!!
Um grande abraço à todos e persistam na busca dos seus sonhos SEMPRE mesmo que possam parecer distantes, impossíveis!!
Ciao,
Leila.


 

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!! Se desejar entrar em contato envie-me e-mail clicando no link abaixo de cada postagem. Obrigada pela visita!