VALENTINI X BRIDI

4:12 PM

Dentre as inúmeras pessoas com as quais eu tive a grata satisfação de dividir algumas informações desde que iniciei a pesquisa, e que gentilmente sempre me oferecem alguma dica, ou uma pista aquí e acolá e que nos apóiam nessa sempre incansável e teimosa busca, encontra-se o Professor Aristides Bridi, que também pesquisa a genealogia dos Bridi, embora de outro ramo da família.

Em comemoração aos 130 anos da chegada da Família Bridi ao Brasil, como forma de prestar uma homenagem e demonstrar sua gratidão aos seus antepassados Domenico e Teresa Agostini Bridi, que partiram da Itália, com seus filhos, para um país desconhecido, chamado Brasil, afim de proporcionar melhores condições de vida aos filhos e descendentes, o professor Aristides acaba de editar um livro:



BRIDA - BRIDI: FAMÍLIA, ORIGEM E HISTÓRIAS.







Contato com o autor: aristidesbridi@hotmail.com.



Em homenagem aos mesmos, também foi construído o Villaggio Bridi em Curitiba/PR.






BRASÕES DA FAMÍLIA BRIDI


Os lindíssimos brasões e as figuras abaixo, também foram cedidos por ele para que eu pudesse ilustrar o capítulo dos Bridi no Blog, o que faço com muito prazer. Meus sinceros agradecimentos ao Professor.






Segundo Bridi (2007, p. 190), "as informações contidas na descrição do sobrenome BRIDA-BRIDI relatam que a família possui o título de SENHORES DE LESSOLO. O título SIGNORE vem do latim SENIOR ou SENIORIS, significando o mais velho, ancião. No latim medieval torna-se um título de respeito e distinção, usado nas formas de tratamento social e conferido a príncipes, chefes de estado, feudatários, altos magistrados, tabeliões e a quem revestisse alto cargo ou representasse uma autoridade. O sobrenome indicaria seus ascendentes".

Ainda segundo o mesmo autor (p. 191) " a família BRIDI é originária de BROSSO e aparentemente fosse de um grande consórcio dos Castelamonte, pela arma e gentileza da cidade de CASTELAMONTE".

Cimeiro: um guerreiro com a espada desembainhada, conforme se observa no brasão a seguir.





Bridi (2007, p. 191) relata que "o brasão era a insígnia, a bandeira da Família e como tal honrada e transmitida de pai para filhos, como um símbolo de continuidade e estirpe. Era colocado nas casas, nas tumbas, sobre a armadura e mais tarde os Araldistas reconhecem estes emblemas em códigos e coleções que ainda hoje se conservam nas bibliotecas e arquivos".

Este é o brasão da FAMÍLIA BRIDI. As figuras colocadas em volta do brasão são denominados de adornos e aparecem de forma distintas, conforme o Centro Genealógico que o elaborou.







Os BRIDA-BRIDI, na Itália, possuem o TÍTULO DE SENHORES conforme documento emitido pelo Centro Genealógico ARALDIS. O texto abaixo se encontra escrito em italiano e a seguir traduzido para o português.









Tradução



Operando sobre o estudo da origem do nome, lembra-se que o sobrenome pode ter sofrido variações dialetais, formas contraídas, mudanças de letras, erros devidos a erradas transcrições. Deduzimos assim, que o nome BRIDI, seja verossimilmente originado de BRIDA, sobre o qual foram encontradas as seguintes notícias históricas e heráldicas, nas fonte bibliográficas de Araldis.

FAMÍLIA ORIGINÁRIA DE BROSSO (NA PROVÍNCIA DE TURIN), PERTENCENTE TALVEZ À GRANDE ASSOCIAÇÃO DE CASTELAMONTE (SEMPRE NA PROVÍNCIA DE TURIN), COMO CONSEQÜÊNCIA DO ACORDO DE SEGURANÇA DAS FAMÍLIAS NOBRES DE CASTELAMONTE.

Destacou-se, em épocas recentes, GIUSEPPE que foi deputado no Parlamento nas legislaturas VII, VII, IX, X e que morreu de cólera, em setembro de 1867. Os últimos investidos no título nobilar, pela ORDEM DE LESSOLO, antes da abolição do feudalismo, foram GIOVANNI, MICHELE, CARLO GIOVANNI BATISTA E APOLO GIACINTO, que aparecem na CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE 1778.

Estirpe de certa linhagem nobre ou notável, reportada nas tradicionais fontes bibliográficas conservadas nos arquivos de Araldis, comprova como a FAMÍLIA BRIDI tinha deixado suas marcas no tempo. O fato da linhagem BRIDI ser notada da origem, nos textos no PIEMONTE (Região Italiana), mostra como tinham a exigência de estabelecer a data de origem histórica, ou da sua colocação no território, com a finalidade de perpetuar o fasto, as gestas e o valor da família. Porquanto é notada a origem, não se tem notícia certa de onde permaneceu no tempo. Sabe-se só que, desde o século XV, muitas famílias não eram mais proprietárias de feudos e qualificavam a sua nobreza, como pertencentes a determinadas ordens ou atividades comerciais.

O BRASÃO E A LEITURA DOS SÍMBOLOS NAS ARMADURAS, NO CASO DA FAMÍLIA BRIDI, RESULTAM SER DA COR AZUL, COM TRÊS MONTES DOURADOS, CADA UM CONTENDO UM TREVO DE COR VERDE, VOLTADO PARA BAIXO E, SUSTENTANDO UM PAPAGAIO VERDE, COM A CABEÇA VOLTADA PARA O LADO.

Os brasões simples, de época mais antiga, com um número limitado de figuras, complicam-se em seguida, com repartições e maior variedade de figuras, cores e ornamentos.

Neste, só A PREVALÊNCIA DA COR AZUL QUE REPRESENTA A DEVOÇÃO, A FIDELIDADE, A CASTIDADE, A JUSTIÇA, A SANTIDADE, ALÉM DA BELEZA, DA NATIVIDADE, DA RIQUEZA, DO AMOR PELA PÁTRIA, DO BOM AUSPÍCIO, DA FAMA GLORIOSA. É O SÍMBOLO DA ARTE E DA ÁGUA. A ANÁLISE DO BRASÃO ASSIM, CONFIRMA QUE ESTAMOS EM FRENTE DE UMA FAMÍLIA QUE, PELAS GESTAS, CENSO E VALOR, SOUBE LEVANTAR LEGITIMAMENTE, PELO DIREITO, A PRÓPRIA ARMA À CLASSE DOS SENHORES. A COROA DE PERTINÊNCIA É FORMADA POR UM CÍRCULO TOMADO POR UM FIO DE PÉROLAS COM TRÊS VOLTAS, DAS QUAIS DUAS SÃO VISÍVEIS. O CÍRCULO APRESENTA NA PARTE SUPERIOR, QUATRO GROSSAS PÉROLAS, DAS QUAIS TRÊS SÃO VISÍVEIS, SUSTENTADAS PELO CÍRCULO E POR OUTRAS TANTAS PONTAS.


"EST MIHI DOMINO DEXTRA PERATA MEA".


Fonte: (BRIDA-BRIDI, 2007, p. 189).








O termo BRIDI pode ter sido a forma plural dos termos BRIDO ou BRIDA.

Alguns historiadores sustentam que o termo BRIDI ou BRIDO tivera sua origem no germânico BRIDGE (ponte). Este termo foi derivado do escandinavo "BRYGGJA". Em alguns casos foi a designação utilizada para um homem que viveu perto de uma ponte, ou de um nome profissional, guardião de uma determinada ponte em construção ou manutenção. Construir e manter pontes era uma das três principais ocupações feudais. Seu sustento era derivado do pedágio que cobrava para que as pessoas a cruzassem, sendo que tal pessoa pode ter sido chamada de BRIDI ou BRIDO. Algumas variações deste sobrenome foram: BRIGG, BRIGGS, BURGE, BRIDGER BRIDGEMAN, BRIGMAN, BRUCKMAN, BRUCK, BRUCKNER, PRUCKNER (ÁUSTRIA), BRUGGE, BRUGGER, ANDERBRUGGE, TERBRUGGEN, VAN BRUGGEN E VAN DER BRUG. Outras versões existiram em diversos outros países, sendo BRIDI ou BRIDO uma delas.
Outra hipótese possível seria ligada ao termo BRIDA, nome de uma antiga máquina de guerra, com a qual era possível, do muro de uma cidade sitiada, bloquear os ataques do inimigo. Desta forma o BRIDO pode ter sido aquele homem cuja função fosse operar tal máquina.
Assim, alguém cujo sustento estivesse ligado à construção e/ou manutenção de pontes ou ao manuseio desta arma de guerra, ficou conhecido em sua comunidade como il BRIDO(A). Quando este SENHOR teve um filho o mesmo foi então conhecido como "Fulano Filius Brido(a)", ou seja, "Fulano filho do Brido(a)". O filho deste, ou melhor o neto do patriarca original simplesmente se utilizou do termo, após o primeiro nome, como forma de se identificar como descendente daquele senhor, sendo conhecido então como "Sicrano Brido(a)". O repasse do termo, de geração em geração, acabou por transformá-lo em um sobrenome familiar.
A forma plurificada surgiu posteriormente com a função de se identificar um clã familiar.
Por exemplo, em italiano a frase "Família dos Bridos" ou Família dos Bridas" se escreve: "FAMIGLIA DEI BRIDI". Por esta razão considera-se o termo BRIDI como sendo a forma plural de BRIDO ou BRIDA.
Na Itália encontramos ainda a variação BRIDE, cuja origem etimológica provavelmente seja a mesma.


Fonte: (BRIDA-BRIDI, 2007, p. 192).




Nota: A heráldica surgiu durante as cruzadas e rapidamente se espalhou por toda a Europa. Basicamente fora utilizado para identificar os soldados em batalhas campais, já que os soldados não podiam ser reconhecidos apenas por suas armaduras e/ou elmos. Porém, somente após o século XII começou a obedecer a preceitos gerais. No século XIII a heráldica tornou-se tão popular que passou a existir como ciência à parte, na verdade a heráldica foi considerada como uma ciência e arte.
Os brasões não eram dados ao acaso para cada pessoa. inicialmente tiveram suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros, tendo sido uma forma de homenagear os lutadores e suas famílias. Posteriormente, como era um forte ícone de "status" passou a ser conferido às famílias nobres, a fim de identificar o grau social das mesmas. Em resumo, somente os heróis ou a nobreza possuíam tal ícone e poderiam transmiti-lo a seus descendentes.
A palavra brasão vem do alemão arcaico Brazen e significa, literalmente "tocar trombetas". De fato, os arautos antes de lerem os decretos tocavam trombetas com bandeirolas brasonadas para chamar a atenção dos passantes.
Na idade média (476-1453), os heraldistas (heraldos) eram as pessoas que dirigiam os torneios e examinavam a qualidade dos cavaleiros que, por sua vez, usavam o brasão de armas no qual figuravam os símbolos de sua nobreza. Portanto, o brasão era para os antigos da idade média a insígnia, a bandeira da família, e como tal, honrando e transmitindo de pai para filho. Na inglaterra os heraldistas eram formados pelo Colégio de Armas (1484), e na Escócia pela Corte dos Lord Lyon (1592).

Fonte: (BRIDA-BRIDI, 2007, p. 193).







ÁRVORE GENEALÓGICA DE MARIA BRIDI

Meus agradecimentos ao historiador Vitor Luciano Luchese pelas informações cedidas que só vieram engrandecer a construção da nossa árvore genealógica. Meu muito obrigada!!!

1 - Bortolo Bridi (*.../.../.... - .......), (+ .../.../.... - .......) casou-se no dia .../.../.... em Rovereto/TN/Itália), com Maria Frisinghelli (*.../.../.... - Rovereto/TN), (+ .../.../.... -............).
Filhos:

1.1 - Domenica Bridi (* .../.../1838 - Mattarello/TN), (+ .../.../... - ....................), casou-se no dia 17/12/1877 - ..................) com Antonio Boller (* .../.../1843 - ............/TN), (+ .../.../... - .............).

1.2 - Domenico Bridi (*.../.../1847 - Mattarello/TN), (+ .../.../.... - .........), casou-se com Innocenzia Pegoretti (*.../.../1850 - Mattarello/TN), (+ .../.../.... - .......).
# Cfe inf. do livro Brida-Bridi (p. 29), "Domenico e Innocenzia adquiriram o lote nº 1, no Travessão Hermínia, em Farroupilha/RS. Chegaram em 09 de outubro de 1876".
# (p. 30): "Alguns descendentes de Domenico e Innocenzia se transferiram de Caxias do Sul/RS e de Farroupilha/RS para Iomerê/SC e Salto Veloso/SC, que na época pertenciam à Comarca de Videira/SC".
Filhos:

1.2.1 - Oliva Bridi (*.../.../1869 - ................../ TN), (+ .../.../.... - ..............).

1.2.2 - Emílio Bridi (*.../.../1871 - Mattarello/TN), (+ .../.../.... - ...........), casou-se no dia .../.../.... na VI Légua, em Caxias/RS, com Domenica Moratelli (*20/07/1878 - ......................), (+ .../.../.... - ....................).
#Ela filha de Cirilo Antonio Moratelli e Angela Basso.
Filhos:

1.2.2.1 - Paulino Bridi (*08/12/1912 - ........../SC) (+ 02/09/1979 - .....................). Casou-se no dia .../.../...., em ................, com Joana Santini (* .../.../.... - ................), (.../.../.... - ...............).
Filhos:

1.2.2.1.1 - Ancelmo Bridi (* .../.../.... - ............), casou-se no dia .../.../...., em ....................., com Lurdes Maziero (* .../.../.... - .......................).
Filhos:

1.2.2.1.1.1 - Acir Bridi (* .../.../.... - ..........), casou-se no dia .../.../.... em ....................., com Rosalina Ferrari (* .../.../.... - .....................).

1.2.2.1.1.2 - Ademir Bridi (* .../.../.... - .................), casou-se no dia .../.../.... em ....................., com ............................(* .../.../.... - .....................).
Filhos:

1.2.2.1.1.2.1 - Marcele Bridi (* .../.../.... - .......................).

1.2.2.1.1.3 - Valdegir Bridi (* .../.../.... - .................), casou-se no dia .../.../.... em ..........................., com Nádia Scur (* .../.../.... - ..............).
Filhos:

1.2.2.1.1.3.1 - Eliane Bridi (* .../.../.... - ......................).

1.2.2.1.1.3.2 - Eloise Bridi (* .../.../.... - .......................).

1.2.2.1.1.3.3 - Mateus Bridi (* .../.../.... - ....................).

1.2.2.1.1.4 - Altanir Bridi (* .../.../.... - .....................).

1.2.2.1.2 - Osvaldo Bridi (* .../.../.... - ............), casou-se no dia .../.../.... em ................, com Lurdes Pelle (* .../.../.... - ...........................).
Filhos:

1.2.2.1.2.1 - Ivanir Bridi (* .../.../.... - ................).

1.2.2.1.2.2 - Neiva Bridi (* .../.../.... - ..........................), casou-se no dia .../.../...., em ......................., com Ivaldo Pistore (* .../.../.... - .....................).
Filhos:

1.2.2.1.2.2.1 - Vanderléia Pistore (* .../.../.... - ........................).

1.2.2.1.2.2.2 - Reinaldo Pistore (* .../.../.... - ........................).

1.2.2.1.2.3 - Adelires Bridi (* .../.../.... - .........................).

1.2.2.1.3 - Libera Bridi (* .../.../.... - .............), casou-se no dia .../.../.... em ........................, com Genuino Pelle (* .../.../.... - ..................).
Filhos:

1.2.2.1.3.1 - Joracy Pelle (* .../.../.... - ..............), casou-se no dia .../.../.... em ...................., com Odete Paganini (* .../.../.... - ....................).
Filhos:

1.2.2.1.3.1.1 - Fernando Pelle (* .../.../.... - ..............).

1.2.2.1.3.1.2 - Cassiane Pelle (* .../.../.... - ..............).

1.2.2.1.3.1.3 - Andrei Pelle (* .../.../.... - ..................).

1.2.2.1.3.2 - Maria Pelle (* .../.../.... - ................), casou-se no dia .../.../.... em ...................., com Luiz Perosa (* .../.../.... - ................).
Filhos:

1.2.2.1.3.2.1 - Maiara Perosa (* .../.../.... - ....................).

1.2.2.1.3.2.2 - Eduarda Perosa (* .../.../.... - .................).

1.2.2.1.3.3 - Darci Pelle (* .../.../.... - ..........), casou-se no dia .../.../.... em ...................., com Ivanir Perosa (* .../.../.... - ...........................).
Filhos:

1.2.2.1.3.3.1 - Daniela Pelle (* .../.../.... - .................).

1.2.2.1.3.3.2 - Ramon Pelle (* .../.../.... - ..................).

1.2.2.1.3.4 - Gentil Pelle (* .../.../.... - .............), casou-se no dia .../.../.... em ......................, com Fabiane Vigolo (* .../.../.... - ....................).
Filhos:

1.2.2.1.3.4.1 - Anderson Pelle (* .../.../.... - .................).

1.2.2.1.3.5 - Vilmar Pelle (* .../.../.... - ................), casou-se no dia .../.../.... em ......................., com Ivanir Quaresma (* .../.../.... - .....................).
Filhos:

1.2.2.1.3.5.1 - Samara Pelle (* .../.../.... - ..........................).

1.2.2.1.3.6 - Sílvio Pelle (* .../.../.... - ..........................).

1.2.2.1.4 - Anair Bridi (* .../.../.... - .............), casou-se no dia .../.../.... em ......................., com João Bridi (* .../.../.... - .................).
Filhos:

1.2.2.1.4.1 - Itacir José Bridi (* .../.../.... - ..............), casou-se no dia .../.../...., em ................., com Ivete Savaris (* .../.../.... - ..................).
Filhos:

1.2.2.1.4.1.1 - Jussara Bridi (* .../.../..... - .....................).

1.2.2.1.4.1.2 - Iara Bridi (* .../.../.... - .........................).

1.2.2.1.4.1.3 - Bruna Bridi (* .../.../.... - .......................).

1.2.2.1.4.2 - Jacir Luiz Bridi (* .../.../.... - ........................), casou-se no dia .../.../... em ................, com Neiva Brugnago (* .../.../.... - .......................).
Filhos:

1.2.2.1.4.2.1 - Arina Brugnago Bridi (* .../.../... - ....................).

1.2.2.1.4.3 - Carmencite Salete Bridi (* .../.../.... - .................), casou-se no dia .../.../.... em ......................., com Darci Brugnago (* .../.../.... - ......................).
Filhos:

1.2.2.1.4.3.1 - Pricila Brugnago (* .../.../.... - ....................).

1.2.2.1.4.3.2 - Ewerton Brugnago (* .../.../.... - ....................), casou-se no dia .../.../.... em ........................., comValdecir paganini (* .../.../.... - ........................).
Filhos:

1.2.2.1.4.3.2.1 - Fabrício Paganini Brugnago (* .../.../.... - ....................).

1.2.2.1.5 - Agnes Bridi (* .../.../.... - ...........), casou-se no dia .../.../.... em ..............., com Alberto Rombaldi (* .../.../.... - ..........................).
Filhos:

1.2.2.1.5.1 - Adenir Rombaldi (* .../.../.... - ...................).

1.2.2.1.6 - Lurdes Bridi (* .../.../.... - ..................), casou-se no dia ......................, com Comercindo Maziero (* .../.../.... - ...........................).
Filhos:

1.2.2.1.6.1 - Neiva Maziero (* .../.../.... - .................) casou-se no dia .../.../.... em ................, com Mário Veicelli (* .../.../.... - ..........................).
Filhos:

1.2.2.1.6.1.1 - Edenilson Viecelli (* .../.../.... - ...................).

1.2.2.1.6.2 - Ivanir Maziero (* .../.../.... - ..........................).

1.2.2.1.6.3 - Salete Maziero (* .../.../.... - .............) casou-se no dia .../.../.... em .................., com .............Lomanato (* .../.../.... - ...........................).
Filhos:

1.2.2.1.6.3.1 - Paulo Lomanato (* .../.../.... - .........................).

1.2.2.1.6.3.2 - Paula Lomanato (* .../.../.... - .......................), casou-se no dia .../.../.... em ................., com Valdecir Civiero (* .../.../.... - .......................).
Filhos:

1.2.2.1.6.3.2.1 - Larissa Civiero (* .../.../.... - .....................).

1.2.2.1.7 - Terezinha Bridi (* .../.../.... - .................... casou-se no dia .../.../.... em ......................., com Henrique Maziero (* .../.../.... - ........................).
Filhos:

1.2.2.1.7.1 - Olir Maziero (* .../.../.... - ....................) casou-se no dia .../.../.... em .............................., com..........................(* .../.../.... - .........................).
Filhos:

1.2.2.1.7.1.1 - Andressa Maziero (* .../.../..... - ..................).

1.2.2.1.7.2 - Valmir Maziero (* .../.../.... - .......................).

1.2.2.1.7.3 - Ivanilde Maziero (* .../.../.... - .............), casou-se no dia .../.../.... em ..............., com Sérgio Secco (* .../.../.... - ...........................).
Filhos:

1.2.2.1.7.3.1 - Paulo Secco (* .../.../.... - .......................).

1.2.2.1.7.3.2 - João Paulo Secco (* .../.../.... - .....................).

1.2.2.1.7.3.3 - André Secco (* .../.../.... - ....................).

1.2.2.1.7.4 - Marcos Maziero (* .../.../.... - ..................), casou-se no dia .../.../.... em ....................., com.........................(* .../.../.... - .......................).
Filhos:

1.2.2.1.7.4.1 - Marcos Antonio Maziero (* .../.../.... - ..................).

1.2.2.1.7.4.2 - Luiz Fernando Maziero (* .../.../.... - ....................).

1.2.2.1.7.5 - Márcio Maziero (* .../.../.... - ...............................).

1.2.2.1.8 - Gentil Bridi (* .../.../.... - .............), casou-se no dia .../.../.... em ...................., com Ana Pasqual (* .../.../.... - ............................).
Filhos:

1.2.2.1.8.1 - Maurício Bridi (* .../.../.... - .......................).

1.2.2.1.8.2 - Mauro Bridi (* .../.../.... - ............................), casou-se no dia .../.../... em................, com ............................................ (* .../.../... - ............................).
Filhos:

1.2.2.1.8.2.1 - Emily Giana Bridi (* .../.../... - .........................).

1.2.2.1.9 - Juvenal Bridi (* .../.../.... -.....................), casou-se no dia .../.../.... em ......................, com Marlene Oss (* .../.../.... - ..........................).
Filhos:

1.2.2.1.9.1 - Rafael Bridi (* .../.../.... - ....................).

1.2.2.1.10 - Ana Bridi (* .../.../.... - ................), casou-se no dia .../.../.... em .................., com Augusto Rombaldi (* .../.../.... - ...........................).
Filhos:

1.2.2.1.10.1 - Osmar Rombaldi (* .../.../.... - ....................).

1.2.2.1.10.2 - Oscar Rombaldi (* .../.../.... - ......................).

1.2.2.1.10.3 - Gilmar Rombaldi (* .../.../.... - ....................).

1.2.2.1.10.4 - Moacir Rombaldi (* .../.../.... - .....................).

1.2.2.1.10.5 - Neiva Rombaldi (* .../.../.... - .......................).

1.2.2.1.10.6 - Nelli Rombaldi (* .../.../.... - .........................).

1.2.2.1.10.7 - Terezinha Rombaldi (* .../.../.... - .................).

1.2.2.2 - Reinaldo Bridi (* .../.../.... - ............................).

1.2.2.3 - Luiza Bridi (* .../.../.... - ..............................).

1.2.2.4 - Jerônimo (Girolamo) Bridi (*.../.../.... - Caxias do Sul/RS), casou-se no dia .../.../... em ................................, com Matilde Barichello (* .../.../... - ..........................).
# Transferiu-se mais tarde para a cidade de Iomerê/SC, que se chamava na época Fachinal Branco.
Filhos:

1.2.2.4.1 - Otília Bridi (*.../.../... - ..........................), casou-se no dia .../.../..., em ...................., com Antonio Santini (* .../.../... - ............................).

1.2.2.4.2 - Armando Bridi (* .../.../... - ...................), casou-se no dia .../.../..., em ......................., com Cecília Binder (* .../.../... - ..........................). Mora atualmente em Paraíso do Norte/PR.
Filhos:

1.2.2.4.2.1 - Almir José Bridi (* .../.../... - ...............) (+ 17/11/1995 - ......................), casou-se no dia ..../..../..... - ........................, com .................................. (* ..../..../.... - ............................).
Filhos:

1.2.2.4.2.1.1 - Cecília Mari Bridi (* ..../..../..... - Curitiba/PR).

1.2.2.4.3 - Oscar Bridi (* .../.../... - .........................), casou-se no dia .../.../..., em ........................, com Palmira Moura (* .../.../.... - ..............................).

1.2.2.4.4 - Adair Bridi (* .../.../... - ...........................), casou-se no dia .../.../..., em ............................, com Natalia Galvão (* .../.../... - ................................).

1.2.2.4.5 - Edmundo Bridi (* .../.../... - ....................), casou-se no dia .../.../..., em ............................, com Elvira Abate (* .../.../... - ....................................).
Filhos:

1.2.2.4.5.1 - Sônia Matilde Bridi (* 13/11/1963 - Macieira/Caçador/SC), casou-se no dia .../.../... em .................., com Paulo Zero (* .../.../... - .............................).
Filhos:

1.2.2.4.5.1.1 - Mariana Bridi Spinello (* 15/12/1984 - ......................).

1.2.2.4.5.1.2 - Pedro Bridi Zero (* .../.../... - ...........................).

1.2.2.5.6 - Adelina Bridi (* .../.../... - ..........................).

1.2.2.5.7 - Ana Bridi (* .../.../... - ................................).

1.2.2.5.8 - Nogilda Bridi (* .../.../... - .........................).

1.2.2.5.9 - Valdemar Bridi (* .../.../... - .....................).

1.2.2.5.10 - Ilma Bridi (* .../.../... - ...........................).

1.2.2.5 - Antonio Bridi (* .../.../.... - .........................).

1.2.2.6 - Francisco Bridi (* .../.../.... - ...................).

1.2.2.7 - Zélia Bridi (* .../.../.... - ............................).

1.2.2.8 - Hema Bridi (* .../.../.... - ...........................).

1.2.2.9 - Carolina Bridi (* .../.../.... - ..........................).

1.2.3 -
Maria Bridi (* .../.../1872 - Mattarello/TN), (+ .../.../... - ...............), casou-se no dia 12/06/1889 (religioso: 18/08/1899), em Caxias do Sul/RS, com Giacinto Severino Valentini (* 01/04/1875 - Mattarello/TN), (+ 22/09/1926 - Farroupilha/RS).


* Maiores informações sobre sua descendência encontra-se na árvore Genealógica dos Valentini anexa.


1.2.4 - Angela Bridi (*.../.../1847 - Mattarello/TN), (+ .../.../... - .......................).


1.2.5 - Alice Bridi (*.../.../1875 - .....................) (+ 03/09/1944 - Videira/SC), casou-se no dia 14/11/1895, em ..........................., com Luigi Nora (* .../.../ 1875 - Flavon/TN), (+ .../.../... - ...............).


1.2.6 - Luigi Bridi (*.../05/1876 - Mattarello/TN), (+ .../.../... - ......................).

1.2.7 - Ernesto Antonio Bridi (*12/10/1877 - Caxias do Sul/RS). Batizado em 01/11/1877, sendo padrinhos, Antonio Muratori e Adelaide Berti.

1.2.8 - José Bridi (* .../.../.... - ............................).

1.2.9 - Regina Bridi (* .../.../.... - ......................).

1.3 - Angelo Giovanni Bridi (* 08/08/1853 - Mattarello/TN), (+ 30/08/1927 - Caxias do Sul/RS), casou-se no dia .../.../1871, em ............................, com Rosa Postali (* .../.../1853 - Mattarello/TN).
Filhos: 


1.3.1 - Rosa Bridi (* .../.../1867 - ..................TN), (+ .../.../... - ...........................).

1.3.2 - Fortunata Angelina Bridi (* 15/10/1876 - Caxias do Sul/RS), (+ .../.../... - ................).

1.3.3 - Primo Bridi (* .../.../1878 - .....................), (+ .../.../.... - ........................).

1.3.4 - Daniele Bridi (* .../.../1881 - ...................), (+ .../.../... - .........................).

# Bridi desconhecida até o momento!!!
# Baptista Agostini e Angela Ferrari: ela 23a filha legítima de Bhartolomeu e Lúcia Bridi ambos estrangeiros e lavradores e residentes nesta freguesia. E para constar fiz este e assinei Padre Bartolomeu Ticher (Trentino) Vigário.
Casaram-se em Garibaldi (Livro 01 de casamentos da Freguesia de São Pedro de Conde D'Eu, pg. 54) no dia 21 de novembro de 1887.

7 Comentários:

Guilherme disse...

Olá, Sou Bridi do Espírito Santo e estou montando a minha árvore desde meu ascendente italiano, Giuseppe Bridi (casado com Madallena Pasqualini). Meu tio, que começou a recolher os dados, tinha a informação de que dois irmãos do Giuseppe teriam ido para o Sul, neste caso, muito provavelmente os patriarcas deste ramo que vocês representam. Gostaria de manter um contato mais próximo para troca de informações.
Abraços

Unknown disse...

Olá, sou Cecilia Mari Bridi, nascida em Curitiba - PR. Sou neta de Armando Bridi e Cecilia Binder, aliás, meu nome é uma homenagem a minha avó. Tenho algumas informações que podem ser úteis: meu avô Armando reside em Paraíso do Norte, noroeste do estado do PR.
No dia 28 de Fevereiro de 2009, a família irá reunir-se em Florianópolis para bodas de ouro de nossos tios - avôs Elvira e Edmundo.
Dos filhos de Armando Bridi e Cecilia Binder Bridi, apenas um é falecido, meu pai Almir José Bridi em 17/11/1995. Meus tios residem próximos ao meu avô, em Paraíso do Norte, Paranavaí e Maringá. Apenas meu tio caçula dos homens vive longe, na Bahia. Espero ter contribuido.

Anônimo disse...

Gostaria de agradecer a atenção e pelas informações divulgadas no blog, mesmo eu sabendo tão poucas...
Muito obrigada, sucesso!

Leila Strapazzon disse...

Sem problemas Cecilia, sinta-se a vontade para visitar o blog, sempre que desejar. Obrigada por sua contribuição e saiba que todas são sempre muito bem vindas já que, é essa a única forma de montarmos esse quebra-cabeças gigantesco sobre nosso passado ehehehe
Abraços,

Anônimo disse...

Me chamo Alethea de Brida, filha de Wimar de Brida e neta de angelo de Brida. Creio que meus bisavós sao Giacinto De Brida e Pascoa de Brida. Gostaria de saber mais informações se vc puder lógico.
Obrigada.
email: aletheacatiana@hotmail.com

Leila Strapazzon disse...

Olá Alethea,
Seja bem vinda!!!
Quanto aos seus familiares ou seu sobrenome "De Brida" sinto, mas não possuo (ainda)informações que possam te ajudar de alguma forma.
Provavelmente o sobrenome Brida e Bridi tenham realmente uma conexão, já que no livro do Professor Aristides Bridi, existem informações sobre as prováveis variações do mesmo (cfe descrito no texto acima).
O que posso te indicar é que dê uma olhada no livro publicado pelo professor e assim obtenha alguma informação mais completa.
Obrigada pelo contato e sempre que quiser nos visitar sinta-se a vontade!
Abraços,

Unknown disse...

Boa noite! Meu nome é Vanderlei Antônio Brida..sou Capitão da Polícia Militar de São Paulo, sei que meu avô veio da Itália e chamavasse José Brida...parece que meu bisavô chamavasse Giuseppe Brida... grato se alguém puder me ajudar.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!! Se desejar entrar em contato envie-me e-mail clicando no link abaixo de cada postagem. Obrigada pela visita!