REGIÕES DE ORIGEM DA IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL

3:55 PM






A imigração italiana no Brasil ficou marcada por ter vindo, sobretudo, do Norte da Itália. A grande corrente migratória veio do Vêneto, no Nordeste italiano, região outrora com grandes problemas nas zonas rurais. Foi notória, porém, a presença de pessoas originárias do Sul da Itália, sobretudo no início do século XIX, nas plantações de café paulistas.








IMIGRAÇÃO ITALIANA PARA O BRASIL (1876-1920)


Imigração italiana para o Brasil (1876-1920)
Fonte:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Região de Origem Número de Imigrantes Região de Origem Número de Imigrantes
Vêneto 365 710 Sicília 44 390
Campânia 166 080 Piemonte 40 336
Calábria 113 155 Puglia 34 833
Lombardia 105 973 Marche 25 074
Abruzzo-Molise 93.020 Lácio 15 982
Toscana 81 056 Úmbria 11 818
Emília-Romagna 59 877 Ligúria 9 328
Basilicata 52 888 Sardenha 6 113
Total : 1 243 633
Wikipédia (2007)


A preferência do governo brasileiro pelo imigrante do Norte italiano era evidente. O italiano era mais preparado, conhecia a industrialização e vivia em uma Itália mais moderna, em comparação ao agrário e atrasado Sul da Itália. Além disto, os italianos do Norte eram mais brancos e loiros que os morenos do Sul. Idéias racistas faziam parte do governo brasileiro daquela época que pretendia, através da imigração de europeus, branquear o povo brasileiro.

O início da imigração no Brasil data de 1530, pois a partir deste momento os portugueses vieram para o nosso país para dar início ao plantio
de cana-de-açúcar. Porém, a imigração intensificou-se a partir de 1818, com a chegada dos primeiros imigrantes não-portugueses, que vieram para cá durante a regência de D. João VI. Devido ao enorme tamanho do território brasileiro e ao desenvolvimento das plantações de café, a imigração teve uma grande importância para o desenvolvimento do país, no século XIX. Em busca de oportunidades na terra nova, para cá vieram os suíços, que chegaram em 1819 e se instalaram no Rio de Janeiro (Nova Friburgo), os alemães, que vieram logo depois, em 1824, e foram para o Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Catarina, Blumenau, Joinville e Brusque), os eslavos, originários da Ucrânia e Polônia, habitando o Paraná, os turcos e os árabes, que se concentraram na Amazônia, os italianos de Veneza, Gênova, Calábria, e Lombardia, que em sua maior parte vieram para São Paulo, os japoneses, entre outros. O maior número de imigrantes no Brasil são os portugueses, que vieram em grande número desde o período da Independência do Brasil.

Assim, cerca de 900 mil italianos chegaram ao Brasil entre 1886 e 1900. Os primeiros colonos italianos a chegarem a partir de 1875, procedentes do Tirol e de Veneto, eram pequenos agricultores trazidos com a intenção clara de colonizar terras devolutas do sul do país. Devido esta política de colonização, os italianos do Ri
o Grande do Sul e Santa Catarina, tornaram-se pequenos proprietários e puderam trabalhar livremente, formando colônias que mais tarde se tornaram vilas e cidades.

Em São Paulo foi diferente; com o intuito de suprir a falta de mão-de-obra na lavoura do café do interior do Estado, o governo subsidiou passa
gens incentivando a vinda de trabalhadores italianos da Lombardia, Mantova, Cremona, Calábria e Nápoles.

A crise pela qual a Itália passava mobilizava os operários e agricultores a procurar trabalho em outras regiões. O empobrecimento do camp
onês italiano do sul, devido à guerra pela Unificação do Estado Italiano (1860/70) e a nascente indústria que não conseguia assimilar o contingente de trabalhadores desempregados, facilitaram o serviço das companhias que arregimentavam trabalhadores em nome do Governo Imperial do Brasil.

No início as viagens eram feitas à vela e duravam cerca de 60 dias dependendo das condições climáticas. Já a bordo de navios a vapor, a viag
em durava em média 20 dias. Os imigrantes alojados em porões, ficavam à mercê de doenças contagiosas, havendo muitos óbitos durante o percurso.

Para receber o imigrante, em 1882 foi criada a hospedaria no bairro do Bom Retiro. Devido a problemas de epidemia e pouco espaço, foi inaugurada em 1887 a Hospedaria de Imigrantes no Brás. Concebida pela Sociedade Promotora de Imigração, a hospedaria chegou a receber 8 mil pessoas de uma única vez!




Os imigrantes chegavam principalmente pelo porto de Santos e subiam a serra nos trens da São Paulo Railway, desembarcando na estação da própria hospedaria. Era lá que, enquanto não celebravam seu contrato de trabalho, recebiam alojamento, assistência médica e alimentação.



A imigração italiana no Brasil ficou marcada por ter vindo, sobretudo, do Norte da Itália.
A grande corrente migratória veio do Vêneto, no Nordeste italiano, região outrora com grandes problemas nas zonas rurais.

Foi notória, porém, a presença de pessoas originárias do Sul da Itália, sobretudo no início do século XIX, nas plantações de café paulistas.

A preferência do governo brasileiro pelo imigrante do Norte italiano era evidente.
O norte-italiano era mais preparado, conhecia a industrialização e vivia em uma Itália mais moderna, em comparação ao agrário e atrasado Sul da Itália.

Além disto, os italianos do Norte eram mais brancos e loiros que os morenos do Sul.
Idéias racistas faziam parte do governo brasileiro daquela época que pretendia, através da imigração de europeus, branquear o povo brasileiro.




2 Comentários:

Anônimo disse...

meus avós chegaram de santelpidio pescorocchiano rieti italia em 1905 de genova a santos .ele domenico vespasiani 39 anos ela gioconda bellini 39 anos de idade.com filhos concheto- girolamo- pietro -assunta- e felippa.qeu não quis ficar no brasil voltou para italia gostaria das certidoes de nascimento dos meus avós .não sei como - meu imail--dalvavespaziani@hotmail.com.obrigada

soraya disse...

esse comentario de 30 de janeiro de 2010 as 21e 23 é meu só que a data esta errada eles deram entrada 2 veses no brasil uma em fevereiro de 1902 outra em março de 1911 as duas veses com vapor rio amazonas santelpidio pescorocchiano rieti domenico vespasiani gioconda bellini os dois nascidos em 1864 italia.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!! Se desejar entrar em contato envie-me e-mail clicando no link abaixo de cada postagem. Obrigada pela visita!