A HISTÓRIA DA BANDEIRA ITALIANA

3:37 PM

Em 18 de Junho de 1946, foi adotada a bandeira italiana como conhecemos hoje, a bandeira vem citada na carta constitucional.

De fato, se declara que a bandeira da República é o tricolor italiano, verde, branco e vermelho, em três partes verticais de igual dimensão.

O dia 7 de Janeiro de cada ano é considerado o "Dia da Bandeira" em lembrança a 7 de janeiro de 1797 quando em Reggio Emilia foi decretado o nascimento do tricolor.





Bandeira da República Italiana




A
origem e o significado das cores da bandeira italiana estão estreitamente ligados à planície Padana, à cidade de Milão, e ao período Napoleônico.

Em 1796, a milícia civil de Milão tinha um uniforme verde e branco. Quando a milícia torna-se guarda nacional em 19 de Agosto de 1796, foi acrescentada à farda algumas partes de cor vermelha.

Em Outubro do mesmo ano foi constituída a Legião Lombarda que assume como próprio estandarte um tricolor parecido com a bandeira italiana. Esta porém, era uma bandeira militar.










Estandarte da Legião
Lombarda
















Uniforme da Milícia de Milão e
da Região Lombarda










A primeira bandeira civil foi a da República Cispadana, que entrou em vigor em 17 de Janeiro de 1797. A bandeira continha: faixas horizontais, vermelha, branca (com emblema) e verde.




Bandeira da República Cispadana




No verão de 1797, a república Transpadana se fundiu e formou a República Cisalpina, que adota o tricolor como nós o conhecemos atualmente.

É possível supor que o tricolor seja de inspiração Napoleônica e francesa e as cores provenham dos uniformes utilizados pela milícia milanesa. O costume de tirar as cores da bandeira da milícia era muito praticado de modo particular para as bandeiras regionais da área alemã.

A ligação com a Lombardia e com Milão parece evidente. Ainda hoje, o emblema da Região da Lombardia contém as cores verde e branco, enquanto no estandarte da cidade de Milão há o branco e o vermelho.




Emblema da Região da Lombardia



Após anos turbulentos, as situações políticas mudaram repentinamente e assim surge a República Italiana(1802-1805) transformada sucessivamente em Reino Itálico(1805-1814) .




Bandeira da República Italiana (1802 - 1805)




A bandeira do Reino Itálico se diferenciava apenas pelo quadro onde encontrava-se presente a Águia Napoleônica. A bandeira sucessiva foi a do reino da Itália (1848-1946) que era tricolor com o emblema da casa de Savóia, a família reinante.





Bandeira do Reino de Itália




Outra bandeira muito conhecida é a da marinha, que se trata do tricolor que leva sobre a parte branca um emblema contendo os símbolos das quatro Repúblicas Marinhas, mais importantes Veneza, Gênova, Pisa e Amalfi.

A que leva a imagem é a bandeira da marinha militar. A bandeira da marinha mercantil difere pela ausência da coroa sobre o emblema.




Bandeira da Marinha Militar



O EMBLEMA


Em 5 de maio de 1948 é oficializado o emblema da República.



Emblema da República Italiana



O elemento que mais ressalta é a estrela central, muito recorrente na história da Aráldica Italiana. Já no emblema do reino era presente e era chamado "O Estrêlão" que representa a união do país.

A roda dentada indica a força do trabalho, conceito importante também expresso na Constituição onde se anuncia que a Itália é fundada sobre o trabalho.

Uma fita vermelha leva a escrita "República Italiana".

Aos lados, um ramo de quércia e sobre o lado oposto um ramo de oliva. A oliva representa a paz, a quércia a força e a vontade do povo italiano. São duas espécies de árvores muito presente no país.

Uma interpretação não muito entendível, indica a oliva como planta que representaria o sul, enquanto a quércia representaria o norte do país.

Os emblemas municipais levam freqüentemente ambas as espécies de árvores, seja no norte ou no sul do país. Portanto a interpretação dada não é muito convincente.

O significado da frente lateral permanece, portanto aquele oficial.


(Fonte: Site "O Ponto de Encontro").

1 Comentário:

Anônimo disse...

e interesante ece ino da italia

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!! Se desejar entrar em contato envie-me e-mail clicando no link abaixo de cada postagem. Obrigada pela visita!